http://www.sbb.org.br/

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

A correção que o filho não entende

Nós como filhos não gostamos de ser chamado a atenção com a questão á algo errado que fazemos, pensamos que tudo que nós fazemos principalmente de errado é normal, porem não é, normal e verdade é que quando nascemos não recebemos nenhuma instrução com o titulo "Como viver" e então na condição de filhos pensamos que somos nós que ditamos as regras, não conhecemos nossos limites, não respeitamos os limites de nossos pais.

Vamos pensar que seguir as coisas que nossos pais impõem é algo sadio, pois é com suas instruções e com as informações que eles têm que poderemos viver bem neste mundo, e viver bem requer longitude de vida para que possamos desfrutar o maximo o que a vida tem para nos oferecer de bom.

"Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo.
Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra." (Efésios 6.1-3)

Observando o texto de Efésios 6, percebemos que o apostolo Paulo cita um dos mandamentos do decálogo "Respeite o seu pai e a sua mãe, como eu, o seu Deus, estou ordenando, para que você viva muito tempo, e tudo corra bem para você na terra que estou lhe dando." (Deuteronômio 5.16) (NTLH).

Com certeza o apostolo Paulo viveu isso, pois tinha uma educação estruturada nos moldes religioso da época e não somente seus pais lhe ensinaram o que estava escrito, como também com muita autoridade lhe disseram que isso não era um pedido simples e sim um mandamento de Deus. Seu mestre Gamaliel (At 22.3; 5.34-39) responsável por sua formação religiosa também contribuiu para que isso fosse verdade. Visto que Paulo esta falando para o povo de Efésios, onde grande parte da cultura hebraica já tinha se desfragmentado, logo os escritos de Moiséis não eram mais colocados em pratica, mas Paulo sabia que eles eram importantes, sobre modo o qual ele tambem aborda no livro destinado a este povo.

Mas e aos pais o que Paulo quer dizer? – Vamos analizar o texto biblico seguinte:

"E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor." (Efésios 6.4) (RA)

Reparem o destaque para "Disciplina" e "Admoestação".

A palavra "Disciplina" expressa: Respeito e obediência a regras, métodos, autoridade superior.

A palavra "Admoestação" expressa o seguinte: Repreensão a alguém sobre uma falha, um comportamento indevido.

Se eu fosse escrever para os filhos dos tempos modernos eu escreveria o que Paulo escreveu e acresentaria: Filhos primeiro queiram saber que seus pais não querem irritar vocês, porem eles por amor a Deus e por amor a vocês tem a obrigação de educar e instruir vocês, para que vivam muito bem, com uma excelente qualidade de vida, pois isso lhes dará uma velhice com recursos bons, vocês terão muitas pessoas para ajudar vocês nessa fase tão delicada da vida.


 

É isso os pais sempre estarão preocupados com seus filhos eles devem sim serem admoestados e disciplinados, isso não provoca ira nos filho. Medite nisso. Leia:

"Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado; porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe.
É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige? Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos."(Hebreus 12.6-8)

Um comentário:

  1. Nossa... muito legal, realmente muitas coisas novas que eu não sabia a respeito disso, isso servirá pra toda minha vida, sem contar que, quando temos um chamado, devemos ser referência para as outras pessoas, e em se tratando de pais, devemos mostrar primeiro na nossa família que somos cristãos. Obedecendo pai e mãe...
    Parabéns pelo Blog e por que em breve será papai =D
    Abraço. Paz do Senhor

    ResponderExcluir